Cantora Sharon Jones se apresenta em SP em junho

 Os saxofonistas Wayne Shorter e Joshua Redman, a cantora Sharon Jones e o baixista Marcus Miller estão entre as atrações do BMW Jazz Festival, que ocorre de 10 a 12 de junho, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
O evento, que terá performances ao ar livre, exibição de filmes, workshops e jam sessions em clubes paulistanos, é organizado pela mesma produtora dos extintos Free Jazz e Tim Festival, a Dueto, e tem curadoria do jornalista Zuza Homem de Mello e dos produtores Monique Gardenberg, Zé Nogueira e Pedrinho Albuquerque --mesmo núcleo do Free Jazz.
Dividido em noites temáticas, o festival terá um palco dedicado a destacar o sax, com a apresentação de norte-americanos que representam três gerações do instrumento: os veteranos Wayne Shorter e Billy Harper e Joshua Redman --como um dos destaques da turma que ficou conhecida como "young lions".
Laura Hanifin/Divulgação
A cantora americana Sharon Jones com a banda Dap-Kings, que vem ao Brasil em junho
A cantora americana Sharon Jones com a banda Dap-Kings, que vem ao Brasil em junho
O programa dedicado ao jazz "roots" (de raiz) terá a Madison Bumblebees of Winnsboro, banda de música gospel da Carolina do Sul (EUA), que atualiza a tradição vocal dessa vertente com um naipe de trombones; a diva do r&b Sharon Jones, declarada influência da britânica Amy Winehouse; e os brasileiros da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, que revisitam a tradição jazzística com instrumentos de percussão.
Por fim, a terceira noite destaca novas propostas para o jazz, com o baixista Marcus Miller revisitando um clássico de Miles Davis, o álbum "Tutu" (1986). No mesmo palco, tocam ainda o pianista de origem norueguesa Tord Gustavsen e o contrabaixista francês Renaud Garcia-Fons.
Além dos shows no Auditório, Sharon Jones e a "big band" Funk Off Brass Band fazem performances gratuitas, ao ar livre, no parque Ibirapuera.
Segundo Monique Gardenberg, o formato é bastante parecido ao do finado Free Jazz, com uma área de convivência na entrada do Auditório, destinada a happy hours diárias com bandas nacionais.
Estão confirmados workshops gratuitos de Wayne Shorter, Marcus Miller e Garcia-Fons.
Por enquanto, apenas Sharon Jones e Joshua Redman se apresentam no Rio _em datas e locais ainda indefinidos.
Os valores e o início da venda de ingressos ainda não foram divulgados mas, segundo a produtora, terão preços "bem razoáveis". 

Postar um comentário