By: Pipoca Moderna
O Festival de Cinema de Berlim, que começa na próxima semana, anunciou seu line-up oficial. A competição terá menos filmes, mas contará com produções mais grandiosas e muitas celebridades em seu tapete vermelho.
“Vai ser um Festival de Berlim mais compacto do que o habitual”, disse o diretor do Festival, Dieter Kosslick, na apresentação oficial da 61ª edição, que começa em 10 de fevereiro. “Mas terá tantas atrações que ninguém sentirá falta de nada”, completou.
Pina, de Wim Wenders
Entre as atrações anunciadas estão três filmes em 3D, que explorarão o potencial artístico da tecnologia, que até aqui tem sido sinônimo dos blockbusters de Hollywood. Um destes filmes tem direção do tradicional cineasta Wim Wenders, que filmou em 3D o documentário “Pina”, sobre a coreógrafa Pina Bausch.
Também estão programadas a exibição do documentário “Cave of Forgotten Dreams”, de Werner Herzog, sobre pinturas pré-históricas francesas, o drama “Margin Call”, com os atores Kevin Spacey e Demi Moore, sobre o início da crise financeira nos EUA, o filme da “performer” norte-americana Miranda July, “The Future”, sobre um casal com ligação permanente à internet que se vai divorciando aos poucos, e o primeiro filme dirigido pelo ator britânico Ralph Fiennes, “Coriolanus”.
The Future, de Miranda July
Entre os latinos, o destaque é a participação do argentino Rodrigo Moreno, que já ganhou dois Ursos de Prata em Berlim, e apresentará seu novo filme “Um Mundo Misterioso”.
O Brasil não estará na competição principal, mas marca presença em várias mostras. “Tropa de Elite 2″ será apresentado numa mostra paralela do festival, chamada de Panorama, três anos depois de o filme original de José Padilha ganhar Urso de Ouro na competição. Apesar de não ser a competição principal, a Mostra Panorama também premia os filmes. Os vencedores são escolhidos pelo público e ganham um Ursinho dourado – versão menor do troféu do festival – em várias categorias. Nas principais categorias, há também prêmio em dinheiro.
Tropa de Elite 2, de José Padilha
“Os Residentes”, de Tiago Mata Machado, que venceu no último fim de semana a Mostra de Tiradentes, será exibido na mostra Fórum, dedicada a novas formas de fazer cinema. Completa a programação brasileira o curta “Ensolarado”, de Ricardo Targino, na mostra Geração.
Fora de competição, o grande acontecimento midiático do Festival de Berlim será a presença de Madonna, que virá a Berlim promover seu segundo filme como diretora, “W.E.”, no European Market, a feira de negócios da Berlinale.
Os Residentes, de Tiago Mata Machado
Também está programado um protesto político. O filme “Fora de Jogo” (2006) do cineasta Jafar Panahi será apresentado em sessão especial em 11 de fevereiro, Dia da Revolução Iraniana, em sinal de protesto pela sua prisão pelo regime dos aiatolás. Panahi foi convidado a integrar o júri do Festival, que este ano será presidido pela atriz Isabella Rossellini. Mas foi condenado pelo regime de Teerã a seis anos de prisão, além de 20 anos sem poder exercer sua profissão. Ele foi considerado culpado por fazer filmes que criticam o governo do país.
Assinar:
Postar comentários
Postar um comentário