O tsunami gerado pelo forte terremoto que atingiu o Japão nesta sexta-feira chegou à costa das ilhas do nordeste da Indonésia em forma de ondas de 10 a 40 centímetros de altura, indicou a agência nacional de alertas.
Em uma nota, o Centro Indonésio de Alertas de Tsunami relatou que a onda que chegou à costa da ilha de Halmahera como consequência do terremoto de 8,9 graus na escala Richter registrado no Japão foi de cerca de 10 centímetros de altura.
A onda chegou aos 40 centímetros na ilha de Manus, situada em frente à costa de Papua Nova Guiné.
Em Guam, o Governo levantou o alerta de tsunami cerca de uma hora depois de ter chegado enfraquecido à costa do leste das Filipinas e também às Ilhas Marianas.
Em comunicado oficial, as autoridades de Guam informaram que manteriam as praias da ilha fechadas ao público durante as próximas oito horas como medida de precaução.
Em Saipan e em outras ilhas das Marianas, situadas ao leste das Filipinas e ao sul do Japão, foram registradas altas do nível do mar de um a 2,5 metros, e as pessoas retornam às casas e hotéis que haviam sido evacuados, de acordo com as autoridades locais.
O tsunami gerado pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter chegou à costa do leste das Filipinas muito fraco, em forma de ondas de até um metro de altura, indicaram fontes oficiais.
Assinar:
Postar comentários
Postar um comentário