Motivo de orgulho para os verdadeiros amantes da música, ou mais especificamente do disco, o “RECORD STORE DAY” já se tornou uma tradição para saudosistas ou neófitos, principalmente, falando-se do vinil. Não é exagero dizer que o vinil conseguiu renascer e hoje já consegue ocupar algumas prateleiras das grandes livrarias, até mesmo no Brasil.
Esse dia foi criado em 2007 e é comemorado no terceiro sábado do mês de abril. No Record Store Day, lojas de discos, na maioria independentes, se reúnem aos artistas para colocar vinis com edições especiais e lançamentos exclusivos para essa data; o dia ainda inclui apresentações ao vivo e performances nas lojas. Neste ano, o embaixador do evento é o não mesmo popular e tradicional Ozzy Osbourne e os lançamentos especiais são muitos, que vão de grupos e artistas atuais como Adele, a ícones do underground como o 13th Floor Elevators. (Veja a lista completa aqui! )
No Brasil, discretamente e oficialmente, quatro lojas espalhadas pelo país aderem bravamente ao evento; a livraria Cultura também soltou uma mala direta tocando no assunto, mas no todo, é triste, para o tamanho do nosso país e para a importância que disco tem na cultura brasileira (ainda que o fato não seja percebido), essa pouca adesão. Comemorar um dia desses pode parecer estranho por aqui, mas me lembro de que boa parte da minha cultura musical começou dentro das lojas de discos, onde aficcionados davam aulas uns aos outros, e isso gerava muitas e boas ideias. Neste final de semana em que São Paulo movimenta milhões com sua “Virada Cultural”, valeria a pena ao menos uma menção a um dos diversos espaços do evento; fica aqui a sugestão.
Enfim: “discos jacta est”; resta saber quem quer comemorar; eu quero muito!!!
Veja na ilustração alguns dos vinis lançados nesse dia:
Assinar:
Postar comentários
Postar um comentário